sexta-feira, 6 de março de 2009

Historicidade




Continuando o estudo, agora sobre Jesus dentro da história, pois Ele não é um mito, nem lenda!

1 Pe 3: 15

O cristianismo se baseia em evidências históricas, então não podemos descrer em Jesus por falta de evidências. Sabemos que Jesus existiu, porque a bíblia diz, temos 4 biografias e o testemunho dos historiadores do Novo Testamento. Entretanto, além dos Evangelhos temos o relato sobre Jesus de vários historiadores seculares e escritores da antiguidade: Tácito, o historiador romano; Suetônio; Plínio, o Moço; Epicteto; Luciano; Aristides; Galeno; Lamprídio; Diocássio; Hinério; Libânio; Eunápio; Zózimo. Outros escreveram livros inteiros contra o cristianismo: Luciano, Celso, Porfírio, Hierócles e Juliano, o Apóstata.
Pôncio Pilatos, procurador da Judéia, escreveu a Tibério César o seguinte: "E Herodes, Arquelau e Filipe, Ainás e Caifás, com todo o povo, entregaram-me Jesus, fazendo grande alarde contra mim, que eu deveria julgá-lo (Jesus). Eu, portanto, dei ordens para que ele fosse crucificado, tendo primeiro mandado açoitá-lo, sem ter achado nele nenhuma causa para as acusações ou malefícios. Quando ele foi crucificado, houve trevas por todo o mundo, tendo o sol se escurecido ao meio-dia, aparecendo as estrelas, mas nelas não havia nenhum fulgor; e a lua, como se tivesse convertido em sangue, não deu sua luz."
Lc 23: 44-45
Tallo, outro escritor secular, no ano 52 DC, escreveu sobre o obscurecimento do sol desde o meio-dia até as três horas da tarde, e dando uma explicação naturalista diz que deve ter sido um eclipse. Mas era tempo de lua cheia (Páscoa) então não se pode ter eclipse do sol na lua cheia.
Tácito, discutindo sobre o incêndio de Roma e a tentativa de Nero de encobrí-lo escreveu: "Então, para suprimir o rumor ele falsamente acusou e puniu com as mais requintadas torturas as pessoas comumente chamadas cristãs, que eram odiadas por suas excentricidades. Cristus, o fundador do nome, foi morto por Pôncio Pilatos, procurador da Judéia no reino de Tibério; mas a superstição perniciosa, reprimida por algum tempo, brotou novamente, não somente na Judéia, onde se originou esse mal, mas também por toda a cidade de Roma." Nesse relato Tácito reafirma que Jesus Cristo foi crucificado por Pôncio Pilatos no reinado de Tibério César. Também cita que Cristus- o Cristo foi o fundador da religião cristã que nasceu na Judéia, mas que estava se espalhando, inclusive em Roma.
Juliano, o Apóstata, escreveu um livro em que tentou destruir o cristianismo, só que ao invés de destruir ele afirma que Jesus nasceu no reinado de Augusto, no tempo em que Cirênio fez um censo na Judéia, além de confirmar que o cristianismo nasceu no tempo dos imperadores Tibério e Cláudio e a autenticidade dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, como fontes autênticas da religião cristã.

Eu tirei esses relatos do livro "Porque creio" de D. James Kennedy, livro ótimo (comprei-o por 5 contos num sebo) por sinal, ele nos dá propriedade para reagir aos ataques contra a nossa fé, além de nos dar seguridade ao/e reafirmá-la. Este livro é feito em tópicos de; porque creio: na bíblia; em Deus; em Jesus; no cristianismo; no inferno; no céu; na ressurreição, e tem um tópico que eu gosto bastante, que mostra como o advento da arqueologia contribuiu para a reafirmação da bíblia.


Franci

2 comentários:

Thico Soares disse...

Oi Franci... só agora eu vi seu comentário em um de meus blogs... muito obrigado.
O Fox é parceiro... eu lia muito os zines dele, e ele chegou a fazer um texto pra meu zine uns 4 anos atrás, agora a gente vai fazendo blogs (meu blog foi feito por influêmcia do dele, eu não tinha blog antes de ver o xcontrapondo)... o seu é ótimo também... muito bom!!!

Keyane Dias disse...

Olá, desculpe a demora, só vi seu comentário hj. Obrigada!

É díficil assimilar a idéia de pessoas que se dizem anticristo. Na verdade, eu não acredito em quem diz tal coisa. O que as levam a "duvidar", pelo menos, da existência Cristo vai muito além da descrença. É orgulho ou talvez, vontade de mostrar subversão.

Gostei muito do seu blog também!
Coloquei nos meu links.
=)