quarta-feira, 25 de março de 2009



C. S. Lewis


Uma vez perguntaram para Lewis:“É necessário frequentar um culto ou ser membro de uma comunidade cristã para um modo cristão de vida?”


Sua resposta foi a seguinte: “Esta é uma pergunta que eu não posso responder. Minha própria experiência é que logo que eu me tornei um cristão, cerca de quatorze anos atrás, eu pensava que poderia me virar sozinho, me retirando a meu quarto e lendo teologia, e não frequentava igrejas ou estudos bíblicos; e então mais tarde eu descobri que era o único modo de você agitar sua bandeira; e, naturalmente, eu descobri que isso significava ser um alvo. É extraordinário o quão inconveniente para sua família é você ter que acordar cedo para ir à igreja. Não importa tanto se você tem que acordar cedo para qualquer outra coisa, mas se você acorda cedo para ir à igreja é algo egoísta de sua parte e você irrita todos na casa. Se há qualquer coisa no ensinamento do Novo Testamento que é na natureza de mandamento, é que você é obrigado a participar do Sacramento e você não pode fazer isso sem ir à igreja. Eu não gostava muito dos seus hinos, os quais eu considerava poemas de quinta categoria com música de sexta categoria. Mas à medida em que eu ia eu vi o grande mérito disso. Eu me vi diante de pessoas diferentes de aparência e educação diferentes, e meu conceito gradualmente começou a se desfazer. Eu percebi que os hinos (os quais eram apenas música de sexta categoria) eram, no entanto, cantados com tamanha devoção e entrega por um velho santo calçando botas de borracha no banco ao lado, e então você percebe que você não está apto sequer para limpar aquelas botas. Isso o liberta de seu conceito solitário.”

2 comentários:

Deivid Junio disse...

Por experiência posso fazer minhas essas palavras do C.S. Lewis. Se eu tivesse lido esse texto a 2 anos me pouparia de alguns questionamentos. Mas às vezes a gente tem que passar por algo pra entender exatamente o que ele é.

Domingo eu acabei falando mais com as pessoas que estavam lá fora. Depois que acabou ainda falei com algumas pessoas. Desculpe-me pq eu devia ter ido procurá-la. Afinal eu fui lá pra rever os amigos e irmãos.

Benjamim Voser disse...

Excelente texto!
E este trecho das botas então...

O mundo está cheio de santos desconhecidos!