sexta-feira, 5 de junho de 2009

Devemos nos unir a Igreja

Watchman Nee



Muitos crentes acham que conseguem ser cristão por si mesmos; acham que não há necessidade para unir-se a qualquer igreja. Eles dizem: “Queremos CRISTO, mas não a igreja. Temos o nosso relacionamento pessoal com CRISTO e não precisamos de nos relacionar com a igreja. Não podemos orar sozinhos? Certamente que sim. Não podemos ler a Bíblia, sozinhos? Sem dúvida. Por que, então deveríamos nos dar ao trabalho de tentar nos comunicar com os outros irmãos? Porque não termos comunhão a sós com o SENHOR?” Devido a necessidade de contrapormos tais idéias, deve ser mostrado aos novos crentes que eles devem se unir à Igreja a despeito de suas opiniões pessoais. Eles necessitam ver que a salvação possui dois aspectos.

Em primeiro lugar há o aspecto pessoal. Sob esse aspecto, alguém pode receber vida e pode orar ao SENHOR. Pode fechar se em um quarto e crer no SENHOR. Mas se tudo que conhecer for esse aspecto pessoal da salvação, ele não terá um desenvolvimento normal, não conseguirá perseverar e nem tampouco terá grande progresso. Nunca se viu um crente do tipo ermitão progredir muito na vida cristã. Há alguns, no entanto, que crêem que um cristão pode ser do tipo ermitão, escondido nas montanhas alheio a tudo, exceto à comunhão com o SENHOR. Devemos observar, entretanto, que a edificação espiritual de pessoas assim é, em geral, um tanto quanto superficial, pois quando confrontadas, com situações reais, elas são incapazes de suporta-las. Quando as circunstancias aparentemente são favoráveis, elas talvez consigam prosseguir, em circunstancias adversas, porém, são incapazes de perseverar.

A vida cristã possui um outro aspecto – o aspecto corporativo. A Palavra de DEUS nos ensina sob o ponto de vista corporativo ninguém pode ser um cristão independente. Tão logo alguém é salvo, ele se torna um membro da família de DEUS, um dos filhos de DEUS. Essa é uma das primeiras revelações da Bíblia, Aquele que nasce de novo dentro da casa de DEUS torna-se, então, um filho dentre muitos outros. A revelação seguinte é que todos os salvos se tornam, juntamente, a habitação de DEUS, a casa de DEUS. Esta casa se difere da primeira por ser um lugar de habitação, enquanto a primeira é um lar. Esta revelação é seguida ainda de outra revelação de como todos os cristão são unidos como corpo de CRISTO e são membros um dos outros.


Extraído do livro: Não Deixemos de Congregar-nos - Edições Tesouro Aberto